sábado, 30 de janeiro de 2010

Santos são exemplos para nós de vida.

Hoje vim compartinhar um pouquinho da historia de um mulher é um exemplo de vida para mim e por ela ter sido na época um revolucionária, é uma de minha protetoras ela ainda não é Santa mas foi decretada pelo Papa Bento XVI Veneravél e logo será beatificada por isso peço também que depois de conhecer e sua historia possamos também rezar pela sua betificação.


Mary Ward

Fundadora do Instituto Beatíssima Virgem Maria (atual Congregação de Jesus), Mary Ward viveu há mais de 400 anos. Com uma vida marcada por perseguições religiosas em seu país, a Inglaterra, deixou sua terra natal ainda muito jovem a fim de poder concretizar seu ideal de vida religiosa e sua nova missão.

Na Bélgica, fundou um Instituto avançado para seu tempo. Sabia que Deus a conduzia por caminhos novos, diferentes daqueles vividos pela vida religiosa de então. Mas o que é a vida religiosa, caminho perseguido por Mary Ward e suas seguidoras? É
fazer experiências de Deus na vida, viver em comunidade, viver em função de uma missão.

Com um grupo de fiéis companheiras, Mary Ward deu início a um novo tipo de vida consagrada na Igreja. Ela foi a pioneira das congregações femininas a exercer uma missão apostólica junto ao povo. Todas as demais congregações eram enclausuradas, com vida contemplativa. Naturalmente, este foi um grande desafio para a Igreja da época.

Mulher de profundas convicções interiores, estabeleceu o seu programa de vida: buscar sempre a vontade de Deus, seguir Jesus Cristo e estar com a Igreja no serviço aos irmãos, principalmente aos mais necessitados. Em sua missão, orientada para a maior glória de Deus, promoveu a mulher, proporcionando-lhe uma formação adequada com direito a participação na sociedade e na Igreja. A propósito disso, deixou-nos um sábio ensinamento:

"Espero que também para o futuro poder-se-á constatar que as mulheres realizarão algo de grande".

Educadora da fé, preocupou-se com a formação da juventude e das crianças. Assistiu aos doentes, amou os pobres, sempre atenta a qualquer outra necessidade do próximo. Com o projeto de inovação, encontrou vários obstáculos levando sua obra, que crescia muito, à supressão, mesmo estando já implantada em vários países da Europa.

Mary Ward, mulher de profunda fé e espírito de oração, mulher que não perdeu a esperança, continuou sua luta dirigindo-se ao Papa para resgatar seu projeto, pois sabia ser obra de Deus. Mais de 200 anos se passaram e o seu Instituto ressurgiu do nada em que estava submerso.

"Se o grão de trigo não morrer na terra, não produzirá frutos", diz Jesus. Por isso, Mary Ward, convicta da verdade de sua missão, nos dizia também:
"Quanto mais o alicerce de uma obra está fundamentado em Deus, tanto melhor é a sua segurança".

Mary Ward morreu com 60 anos de idade, sem ver a esperada aprovação do seu Instituto, que foi reconhecido muito depois por autoridades que perceberam a sua grande verdade e fidelidade ao apelo de Deus.

Deixou inúmeras lições de vida para suas companheiras, colaboradores e colaboradoras de sua missão, e também àqueles que se sentem atraídos em percorrer um caminho, vivido na verdade, na liberdade, na justiça, na doação e no desafio do novo. Fazemos parte de uma grande família, a família Mary Ward.

Fazendo uso da simbologia, Mary Ward utilizou o fogo para expressar sua grande convicção de espírito apostólico. Dizia: "O amor de Deus é como o fogo que não se deixa encerrar, pois é impossível amar a Deus e não divulgar sua glória". A chama do fogo que palpitou foi sinal e manteve a vida, o calor produziu energia e aqueceu. Onde falta luz, a vida corre perigo. Mary Ward acreditou e amou a grande luz, Cristo, sol da justiça e, a propósito disso, revelou-nos seus escritos:
"tenho sempre amado a Luz".

Seguir Jesus Cristo implica comungar de seu sofrimento, passar pelo caminho da cruz. Não foi diferente na vida de Mary Ward. "Viveu sob o estandarte da Cruz", a cruz acompanhou seus passos tão cedo percebeu e assumiu sua missão. "Quem quiser servir a Deus segundo seu estado deve necessariamente amar a cruz e estar pronto a sofrer muito por amor a Cristo", nos dizia ela. Para os cristãos, a cruz é entendida como o sinal supremo do amor. É sinal de vitória sobre o mal e a morte. Assim, a cruz tornou-se sinal de vida, coragem e resistência em toda a vida e missão de Mary Ward.

Mulher de personalidade firme, de fidelidade a toda prova, soube valorizar a amizade e cultivar o valor das boas relações: "Uma vez amigos, disse Mary Ward, amigos para sempre". Mulher peregrina, com vistas no futuro, forte, corajosa e santa, reconhecida, admirada e seguida por quem a conhece, temida e perigosa por aqueles que não conseguiram compreender e captar a profundidade e o alcance de seu projeto de vida.

Durante toda sua vida viveu na verdade, na justiça, em defesa da fé e da liberdade, buscando a vontade de Deus e o melhor serviço aos irmãos.

As mudanças rápidas, o acúmulo de fatos, as sucessivas informações não resistem à memória dos tempos, mas a Palavra de Deus e o bem realizado permanecem para sempre. O Papa Pio XII, referindo-se a Mary Ward, se expressou dizendo: "Convém lembrarmos de uma grande figura da história católica: Mary Ward, essa mulher incomparável que nas horas mais negras e sangrentas, a Inglaterra deu à Igreja."

Site: www.colegiomaryward.com.b

Entrevista Thairane

Olá paz e unidade irmãos em Cristo.

A partir desde mês será feita um entrevista com jovens cristãos, que são testemunhos de missionários pelo reino do Pai cada um de um forma diferente mas todo pelo mesmo propósito anunciar o amor de DEUS.

Nossa primeira entrevistada é Thairane, uma jovem do estado da Bahia.Confiram

Qual o seu nome? Thairane de Jesus Nascimento.

Qual sua idade? 16 anos.

Onde mora? Bahia, Feira de Santana.

Um lugar q gosta ou mais admira na sua cidade? Gosto de ficar na minha casa. Este é o meu lugar favorito daqui, rrs.

Estado civil? Solteira, até que Deus queira o contrário.

Como é seu dia-a-dia? Bom, estou na fase final de preparação para o vestibular, preciso estudar e ler muito: é essa a minha principal atividade diária. Mas ainda preciso cuidar dos afazeres domésticos e dos meus blogs que estão no ar, o que exige que eu passe diariamente um tempo acessando a internet. Além disso ainda, há a vida de oração e na comunidade, da qual eu não posso descuidar.

Maior qualidade? O bom humor.

Maior defeito? A teimosia.

Quem é Deus para você? É a razão por que eu ainda não entrei em desespero. Por causa d'Ele eu ainda acredito em mim e nas pessoas, acredito no bem e na felicidade verdadeira.

Tem alguma pessoa virtual que vc concidera como amigo? Na verdade, há mais de uma pessoa assim. Conheci a maioria delas devido aos meus blogs e a redes sociais católicas. Embora estejamos fisicamente longe, eu sei que posso contar com o apoio e oração deles, o que é essencial na vida de qualquer cristão.

Se pudesse realizar um sonho qual seria? Eu descobri ultimamente que tenho uma grande vontade de ser escritora. Seria bom ajudar as pessoas escrevendo, coisa que eu amo fazer e venho tentando dese que criei o primeiro blog, em maio de 2008.

Um filme que você indicaria para outras pessoas assistir? A paixão de Cristo, de Mel Gibson.

Já pagou algum mico? Muitos. Isso acaba me tornando muito mais tímida do que eu já sou. Já tive até a coragem de narrar alguns nos meus blogs.

Como conheceu Deus? Na Igreja, que tive a graça de frequentar desde a infância. A minha curiosidade em "testar" aquilo que os pregadores falavam também contribuiu, rsrs.

Algo que te deixa feliz e algo que te deixa triste? Fico muito feliz quando vejo o retorno das pessoas àquilo que eu escrevo, seja concordando ou não. É bom saber que, de alguma forma, você atingiu aquelas pessoas. Uma das coisas que mais me entristece é ver a hipocrisia.

Se arrepende de algo do passado? Há muitas coisas que eu faria diferente, se pudesse. Sem dúvida deixaria de ter me isolado tanto por tanto tempo.

Você acha que a Igreja Católica deveria melhorar em algum sentido? Eu amo a Igreja como ela é hoje. Se algo tiver de ser mudado, o próprio Espírito inspirará essa mudança.

Tem o costume de rezar em família? Poucas vezes, infelizmente.

Já descobriu seu dom? Qual? As pessoas dizem que eu tenho o dom de escrever, o que espero que seja verdade, já que é uma das atividades que pratico com maior empenho.

Como vc serve DEUS em sua comunidade? Ajudo na liturgia e prego às vezes.

O que vc acha dos missionarios que evangelizam pela internet? Eles são um dos maiores canais entre Deus e os jovens que não frequentavam mais a Igreja e têm a chance de redescobrí-Lo.

o que vc acha do blog revolucionarios do Amor? Assim como outros blogs católicos que conheço, passa uma mensagem muito válida e necessária nos dias de hoje: Deus existe e seguí-lo não nos priva de ser jovens e saudáveis.

O que falaria para jovens para que lutem para um mundo melhor? Se vocês acreditam em Deus, acreditam também que o bem existe e que só precisa de Deus para acontecer. Não desistam, então, de lutar para que esse mundo melhor venha à tona, usando do seu testemundo e da evangelização, além de atos concretos de caridade, que são essenciais.

Fale um pouco de sua caminhada na igreja e tbm sobre seus blogs. Como ainda tenho dezesseis anos, não se pode dizer que tenho uma caminhada especialmente longa na Igreja. Mas aquilo que já vivi aqui é o que me define. Tanto é assim que o meu primeiro blog foi dedicado à evangelização e à partilha da minha vida como jovem católica. Desde maio de 2008 venho preenchendo as páginas da internet com a minha caminhada, minhas dúvidas e descobertas em relação a Deus. Esse é o Blog Novo jeito de ser: revolucionários em Jesus. Mais recentemente criei outro blog, o Vidas e loucuras enfim, dessa vez pra publicar contos e crônicas que eu mesmo escrevo. Pode-se dizer que são os meus dois "filhinhos", dos quais zelo muito.

E deixe um mensagem de amor para pessoas. Apesar de parecer o contrário, amar ainda vale a pena. E se você acredita em Deus, é o amor ao próximo que te identifica. Nunca deixe de amar e de se entregar pelas pessoas, ainda que não recebas nada em troca agora. A maior recompensa está nas mãos de Deus.

Thairane Nascimento

  • Blog Novo jeito de ser: revolucionários em Jesus e
  • Blog Vidas e loucuras enfim...



quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Iguais (a Cappella)

Composição: ...Indisponível...

Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões
Em outras religiões
Pensamos diferente
Oramos diferente
Louvamos diferente
Mas numa coisa nós somos iguais
Buscamos o mesmo Deus
Amamos o mesmo Pai
Queremos o mesmo céu
Choramos os mesmos "ais"

Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões
Em outras religiões
Falamos diferente
Cantamos diferente
Pregamos diferente
Mas numa coisa nós somos iguais
Buscamos o mesmo amor
Queremos a mesma luz
Sofremos a mesma dor
Levamos a mesma cruz

Um dia talvez quem sabe
Descobriremos que somos iguais
Irmão vai ouvir irmão
E todos se abraçarão.
Nos braços do mesmo Deus
Nos ombros do mesmo pai.

Uma musica bela fala da unidade , que resume na civilização do amor.

Pois sabemos que cada ser humano é unico temos direito de ter nossa escolhas mas todos somos filhos do mesmo Pai, e fazemos parte do mesmo mundo apesar de todas nossa diferentes somos criados pelo Criador unico Deus.

Assim é nossa luta pelo amor, para que muits conheçam a verdadeiro amor Jesus Cristo não importa o jeito que anunciamos esse amor o importante é anunciar.

Tenho certeza que nós anunciando esse Amor, a sociedade será melhor e mais unida mas depende de cada um de nós pois uma pequena semente do amor faz diferença na sociedade .

Sejamos sementes, pois a igreja é nosso fertilizante e DEUS é nosso jardineiro.

Sementes espalham pela plantação e o Jardineiro consegue colher muito frutos, que serão futuras sementes isso é a corrente de plantação do Pai.

Sejamos missionários como DEUS nos pede,

Nós podemos mudar o mundo acredite nisso.


Na unidade

Aline Frederico

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ser Revolucionário do Amor.


Um ideal que é desafiante ao mundo. Amar incodicionalmente não é facil pois como revolucionários devemos amar a todos dessa maneira até nosso pior inimigo, pois esse amor ele trasforma vidas.
Se amarmos assim, não julgamos o outro, não rotulamos ninguém, aceitamos ao próximo do jeito que é, e ainda ajudando a ele crescer como ser humano, talvez esse irmão nao enxerga muita coisa em sua vida devemos ajuda-lo nisso, ele descobrir que ele é capaz de algumas coisas que ele ainda não conseguiu enchegar.
Revolucionar é também ser missionário do amor, evangelizar através de diversas formas e o principal é nosso testemunho que hoje é muito bom essa maneira de evangelizar, pois muita vezes falamos e o outro acaba duvidando que vivemos, mas ele vendo nossa jeito ele verá que é verdade e quem sabe mudará seu conceito em relação a vivência dele.
Temos que ter coragem de lutar pelo bem sem medo, pois só quem é guerreiro tem grandiosidade de amar a DEUS sobre todas a coisas e ao outro como a si mesmo, coragem de anunciar o tamanho do amor de DEUS pelo mundo, coragem de viver valores cristãos, que a sociedade anda esquecendo, de preservar valores que foram vividos por nossos avôs e pais, e que hoje já não se liga como muita coisa, coragem de amar nossa família acima de muita coisa, preservar sacralidade da família, coragem de dizer te amo amigos, pais, irmãos pessoa que realmente amamos e fazem parte de nossas vidas, coragem de dizer me perdoa,me desculpe, obrigado,por favor palavras mágicas e usa-las é essencial, coragem de ser jovem diferente de outros que vivem coisas mundanas, de viver a castidade no estado civil em que se encontra,coragem de ser diferente de não deixar sua personalidade, pois hoje muitos não preserva aquilo que é somente dele a personalidade seja ela: extrovertido ou introvertido, falante ou tímido, simpático ou fechado... Claro que essas personalidade também pode ser mudada com a prensença de nossos irmãos esse em nossa vida mas sempre ficará uma sementinha de dela em nós que é bom, pois DEUS nos ama do jeito que somos, mudar é bom, mas completamente não é necessário.
Revolucionar por amor é simplimente se entregar e deixar que DEUS nos use como instrumento e aprender a amar ao outro como Ele nos pede, ser reflexo do verdadeiro amor que é Cristo.
Um desafio que DEUS tem nos pedido. Vamos juntos na unidade semos canais da graça, da paz e do amor contruindo um civilização nova, Civilização do Amor.

Aline Frederico

Senhor, que eu ame!

Você pode ter a capacidade de falar, mas não fala. Fica quieto. Falar é uma ação. Nós abrimos a boca, movemos os lábios, a língua; soltamos o ar, fazemos as pregas vocálicas e falamos. Exige esforço. Especialmente se você precisa falar alto, gritar. Falar é uma ação.

Amar é a mesma coisa. Todos nós somos capazes de amar, mas é preciso emitir sinais de amor. É preciso canalizar esses gestos e direcioná-los para alguém. É preciso dar passos. É preciso se manifestar. Falar é uma coisa ativa, especialmente se fazê-lo em público. Exige criatividade. Amar é a mesma coisa. O amor é ativo.

É questão de decidir e começar. Não deixe para depois. Você pode decidir-se agora. Se sente que não é capaz, peça essa graça a Deus, dizendo-Lhe: Eu quero amar, Senhor, eu preciso ser aquilo que Deus quer! Senhor, que eu ame! Repita muitas vezes: Senhor, que eu ame!

Você sabe ser simples?

A simplicidadade leva-nos à percepção do que é certo e a percebermos o que é essencial. Precisamos ser simples e fortes, para encararmos a vida como de fato ela é e enxergarmos o mundo sob outra ótica.

Muitas vezes, damos muito valor ao que é complicado, porque quando falamos de coisas complicadas parece que nos sentimos importantes.

Ser simples não é ser inferior nem menos que ninguém, ao contrário, é ser autêntico e ser aquilo que somos, porque somos imagem e semelhança de Deus, e Deus é simples.

Às vezes temos medo de mostrar quem somos e como somos, porque temos receio de não ser aceitos pelas pessoas. O próprio Jesus disse que precisamos "ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes".

É hora de voltarmos à simplicidade das crianças e de deixar cair por terra toda ostentação.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.


Jesus, eu confio em Vós!