sexta-feira, 25 de março de 2011

Musica: Aline Brasil

Colisão

Aline Brasil

Preciso ser o oposto do que o mundo é

Bater de frente com os meus desejos
Resistir o pecado até o fim
E uma hora ele fugirá de mim.
Preciso preservar os bons costumes
Evitar as más conversações
Me policiar quando os meus impulsos
Ultrapassam os limites da emoção.
Preciso guardar meu corpo
Lembrar que ele é o templo Santo do Pai
Preciso ter atitude
Largar o meu asento e andar com DEUS.
REFRÃO
Na palavra vou fortalecer a fé
Colidir com o mundo e ficar de pé
Mais que conhecer, preciso viver
A verdade revelada.
Na palavra vou crucificar meu eu
Lembrar que numa cruz alguém por mim morreu
Hoje é minha vez, agora sou euDe morrer pro mundo e viver pra DEUS.
Estamos  junto sempre...
Aline Frederico 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tema do mês: Compartilhar Vidas

Compartilhar Vidas

A família é a menor comunidade e a base de todas as outras. As palavras "comunidade" e "sociedade" são muito próximas e querem dizer: " um grupo de indivíduos que têm algo em comum, que participam de uma mesma coisa". Em uma sociedade, os participantes compartilham algo entre si. Ma antiguidade as pessoas já sabiam que, em grupo, são muito mais fortes. "Um mais um é sempre mais que dois" diz a música popular. A Bíblia também traz a mesma mensagem ao dizer "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho".

Para que um grupo de pessoas seja uma comunidade, devem compartilhar. Isso a fortalece. O ato de compartilhar significa participar, dividir, e não dar o que sobra ou o que não se quer mais. É dar de si mesmo, sem egoísmo. É saber as necessidades do outro e atendê-las. Bem, se uma família é a menor comunidade e a base de todas as outras, então precisamos aprender a identificar as necessidades dos outros e a dividir o que temos com eles. Uma família se fortalece no compartilhar.

O que é compartilhado numa família? A própria vida! Veja como geralmente nasce uma família: um homem e uma mulher se encontram, se apaixonam e se casam! Eles passam a viver como se fossem um só, unindo seus destinos e suas vidas. E Deus ordena ao homem: "Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher (...) deve ser tratada com respeito.

Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que precisam ser cuidadas, alimentadas e amadas. O que é que todos têm em comum? A vida! Isso é família! Pessoas vivendo imas para as outras, compartilhando a vida e fazendo o outro viver melhor. Após gerar vidas, é preciso continuar vivendo para elas.

Na família todos devem viver uns para os outros, dar aos outros seu tempo; seus dons e habilidades; seu amor e carinho. Cada pessoa tem uma necessidade específica: um precisa de seu tempo, quer estar próximo e sentir que você se interessa pelas coisas dele; outro quer o seu abraço; outro sua habilidade para fazer ou consertar alguma coisa; todos precisam de você e você precisa deles.

A vida pertence àquela classe de coisas que só encontram seu significado quando são gastas por completo e não preservadas. "Pois que põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira" ³.

Que tal compartilhar sua vida com os membros de sua família , de sua comunidade , de seu grupo ?

¹ Eclesiastes 4.9

² 1 Pedro 3.7

³ Lucas 9.24

Texto tirado do site: www.triodaalegria.com.br

Este é o tema do mês compartilhar vidas aproveitando o tempo da quaresma juntos com nossas irmãos, amigos, compartilhar ,

sermos amor um na vida do outro para juntos convertemos na boa nova que Cristo nos anuncia a cada dia.

Cristo conta com cada um de nós para sermos seu discípulo na igreja, na sociedade e na humanidade.

Tamu Junto

Aline Frederico

Campanha da Fraternidade 2011 - objetivos, tema e lema

Campanha da Fraternidade 2011 - objetivos, tema e lema

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22)

“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

ESTRATÉGIAS

1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
Fonte: CNBB

Paz e amor
E nós como vamos contribuir com esse grande missão que também é nossa de lutar pelo nossa planeta?

A diferença começa de cada um de nós, vamos nos empenhar em juntos propagar essa campanha trabalhar por ela a igreja conta comigo e com você.

Tamu Junto
Aline Frederico

sábado, 12 de março de 2011

Santos exemplo de vida para nós. Madre Tereza de Calcutá

A personificação da caridade
Uma mulher que jamais perdeu a oportunidade de falar do amor



"A pobreza não foi criada por Deus. Nós é que a causamos – você e eu – devido ao nosso egoísmo" (Madre Teresa de Calcutá) .
Madre Teresa de Calcutá é a personificação da caridade. Poucos na história se dedicaram tanto ao próximo e se assemelharam tanto a Nosso Senhor Jesus Cristo como ela. Deixou a segurança do convento, no qual lecionava havia cerca de 20 anos na Índia, para ir às ruas cuidar dos miseráveis, doentes e moribundos, por não mais conseguir ver tanta dor e descaso e ficar indiferente à situação a que todos esses excluídos de Calcutá eram submetidos, pois além da miséria e das doenças, estes eram desprezados, humilhados e abandonados. A maioria destes nunca teve um lar, nem um banho quente ou uma refeição feita na hora, tampouco um beijo na face...

Assim viveu ela: de esmolas, contando unicamente com a Divina Providência, sem endereço fixo durante anos, cuidando e amando esses pequeninos de Deus, até conseguir um espaço para abrigar “os mais pobres dos pobres”. Depois de muita luta, persistência, escárnio e, sobretudo, fé, fundou a Congregação das Missionárias da Caridade com a adesão de algumas antigas alunas, no início, e mais tarde de outras jovens, que, pouco a pouco, foram chegando atraídas pelo testemunho.

Dedicou toda a vida, da juventude à velhice, a esses desvalidos por ver neles o rosto de Cristo.


“Nós queremos que eles saibam que há pessoas que os amam verdadeiramente. Aqui eles encontram a sua dignidade de homens e morrem num silêncio impressionante... Deus ama o silêncio.
Os pobres não merecem só que os sirvamos, merecem também a alegria e as Irmãs oferecem-na em abundância.
O próprio espírito da nossa congregação é de abandono total, de amor confiante e de alegria... É a nossa regra, para procurarmos 'fazer alguma coisa de belo por Deus!'", afirma a beata.

Essa grande mulher de Deus jamais perdeu a oportunidade de falar do amor de Deus a todos que conhecia, independente da religião ou posição social destes. - "Vamos, primeiro, cumprimentar o Dono da casa", dizia ela, referindo-se a Jesus Sacramentado, assim que chegavam para visitar os acolhidos por ela.

Amou, como poucos, aqueles que são desprezados por todos, fez da vida uma profissão de fé, de esperança e caridade, com gestos concretos de desprendimento e doação ao próximo, ensinando-nos que, como cristãos, somos chamados a amar, a agir e a não “nos acomodar em nosso comodismo”.
"A pobreza não foi criada por Deus. Nós é que a causamos – você e eu – devido ao nosso egoísmo"

Madre Teresa é modelo de caridade e coragem para todas as mulheres. Deus nos criou como “a ajuda adequada” (cf. Gênesis 2, 18) e a Palavra em Provérbios, 31,10-31, fala da “mulher virtuosa”, por isso devemos deixar uma marca de amor e generosidade por onde passarmos.

Que, como esse sacrário vivo do amor, possamos semear bondade por onde passarmos, contribuindo na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Pois Jesus nos assegura: “Tudo o que fizerdes a um dos meus pequeninos, é a mim que o fazeis" (Mateus 25, 40).


Denise Dinkel
Portal Canção Nova

quarta-feira, 9 de março de 2011

Reflexão: Quaresma:" Tempo de tornar-se cristão"

Tempo de tornar-se cristão

Quaresma é o momento forte para a administração dos sacramentos


Na Tradição da Igreja o tempo quaresmal é o momento forte para a administração dos sacramentos, o tempo de acolher novos filhos para a Igreja.

O processo de transformação não é possível ser realizado em breve momento, mas por um caminho de conversão que deve percorrer passo a passo. Com a convicção de que este caminho de renovação não acontece de uma só vez, mas abrange toda a vida do homem em um processo contínuo de ano após ano e o deve percorrer sempre.

A Quaresma quer conservar presente esse processo que, para se chegar a Deus, é preciso passar por um processo sempre novo de transformação e mudança de vida. Assim, a palavra mais forte que nos acompanha neste tempo quaresmal é uma busca sincera de conversão, a metanoia, que reorienta todo o nosso ser em direção a Deus.

Nesse sentido a Igreja abraça o tempo quaresmal como o tempo de purificação, de tornar-se cristão, a oportunidade do homem voltar-se do mau caminho em direção a Deus, como o próprio Senhor afirma em Sua Palavra: "Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta"(Ez 33, 11). Mas é preciso tomar consciência que o se tornar cristão é um processo diário, de ir a Cristo, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir-Lo (cf. Mc 8, 34).

Por isso, esse tempo é marcado pelo jejum, abstinência e esmola, para lutarmos contra as tentações, unindo-nos a Cristo, que enfrentou a tentação no deserto durante quarenta dias. Um tempo realmente favorável para abandonar o "homem velho" e nascer um "homem novo".

O próprio Cristo precisou passar pelo deserto, deixando-se ser tentado pelo diabo para mostrar que n'Ele fomos tentados e n'Ele vencemos o demônio. Ninguém pode vencer sem ter combatido; nem combater se não tiver inimigo e tentações.

Por isso, o apelo da Igreja ao jejum, pois, é por meio dele que nos libertamos de nós mesmos, nos libertamos para Deus, tornando-nos livres para os outros e para a oração e do domínio das paixões desordenadas.

No prefácio da Quaresma, a Igreja usa a expressão: Jejunio mentem elevas – que significa "Pelo jejum elevais os vossos sentimentos". Os quarenta dias que a Igreja nos proporciona, por intermédio da renúncia, para que encontremos uma vida nova.


Padre Reinaldo Cazumbá da Silva
Missionário da Comunidade Canção Nova