sexta-feira, 22 de julho de 2011

Formação:A multiplicação prodigiosa

Imagem de Destaque

A multiplicação prodigiosa

Deus considera a intenção de ajudar o irmão


Entre as mensagens que a prodigiosa multiplicação dos pães oferece não se pode deixar de admirar a imensa munificência de Cristo diante da perplexidade dos Seus discípulos a lhe dizerem num lugar deserto: “Despede as multidões para que possam ir aos povoados comprar comida”. (Mt 14,13-21). Eles tinham apenas cinco pães e dois peixes, mas ali estava o poderoso Filho de Deus, que possuía um coração transbordante de amor e que se compadeceu de quantos tinham vindo a Ele.


O evangelista detalhou que eram mais ou menos cinco mil homens sem contar mulheres e crianças. O pouco que havia não inquietava o Mestre. O que contava a Seus olhos era Sua intenção sincera de realizar um ato de generosidade. Ele ensina, com isso, que se deve fazer o bem ainda que as dificuldades sejam enormes, deixando-nos o recado de que nunca o nosso pão é tão pequenino que não o possamos repartir com o próximo em necessidade. O que conta diante de Deus é a reta intenção de ajudar o irmão em todas as circunstâncias. O amor aos outros é indissociável do amor de Deus, pois os dois mandamentos são o vértice e a chave da Lei.


Dirá São João: "Quem não ama seu irmão a quem vê não poderia amar Deus a quem não vê". São Paulo mostrará aos Gálatas que “toda a lei compendia-se nestas simples palavras: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gl 5,14). Trata-se da obra única e multiforme de toda fé viva. Portanto, no fundo, só há um só amor. Este, porém, se manifesta na doação. Lembrava, com razão: "O espírito enriquece com o que recebe; o coração, com o que dá”, afirma Victor Hugo. Entretanto, cumpre observar que o amor do próximo é essencialmente religioso, não é uma simples filantropia. Com efeito, o modelo é o próprio amor de Deus. Além disto, sua fonte é a obra divina no interior de cada um.


Não poderemos ser misericordiosos com o Pai celeste se o Senhor não no-lo ensinar, como mostrou São Paulo aos Tessalonicenses: "Quanto à caridade fraterna, não precisais que eu vos escreva, pois vós mesmos aprendestes de Deus a amar-vos uns aos outros" (Tl 4,9).

Foi o que ele frisou também aos Romanos: "O amor de Deus se encontra largamente difundido nos nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado" (Rm 5,5). O fundamento de tudo isso é que o próprio Deus nos toma por filhos, como ensinou São João: "O amor vem de Deus e todo aquele que ama é gerado por Deus e conhece a Deus {...] porque Deus é amor" (I Jo 44, 7-8). Amando os nossos irmãos amamos o próprio Senhor como está no relato do Juízo universal: "Na verdade vos digo que tudo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).


É de se notar ainda como base do magno ensinamento de Jesus, quando multiplicou os pães, o fato de formarmos o Corpo de Cristo e, por isso, o que se passa com o próximo não pode ser indiferente ao verdadeiro cristão. Aí está a razão pela qual Cristo fez do preceito do amor o Seu sublime testamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13,34).


Tão grande dileção não permitiria que Ele despedisse a multidão faminta e, ao mesmo tempo, deixasse de oferecer tão inefável lição. Ele desejava deixar claro que Seu amor continuaria a se exprimir por meio da caridade que os discípulos mostrassem entre si. Amando como Cristo os cristãos viveriam uma realidade divina e eterna.


A fraternidade deveria ser uma comunhão total na qual cada um se engajaria com toda sua capacidade de amor e de fé. Trata-se de um amor exigente e concreto.Tocante o desejo que Jesus expressou ao Pai: "Que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles" (Jo 17,26). A generosidade seria inclusive a carteira de identidade do batizado: "Nisto todos vos reconhecerá como meus discípulos: no amor que tiverdes uns para com os outros" (Jo 13,35).


A essência desta dileção é a doação. Foi o que o apóstolo dos gentios compreendeu e pôde proclamar: "Fiz-me tudo para todos para a todos salvar" (I Cor 9,22).

O coração do cristão deve ser como a Hóstia Consagrada, que é outro Pão multiplicado maravilhosamente por Jesus, no qual cada parcela infinitésima em que fosse dividido seria capaz de conter, vivo e perfeito, o tesouro do amor do Coração d'Aquele que se apiedou da multidão lá no deserto.
Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos

Publicado no  Site: www.cancaonova.com

sábado, 16 de julho de 2011

Entrevista com Cantora Aline Brasil

Entrevista com Cantora Aline Brasil


Qual o seu nome?ALINE TAROUQUELA VIEIRA BRASIL                           
Qual sua idade? 33
Onde mora? ITALVA RJ
Como é seu dia-a-dia? 
SOU ESPOSA, MÃE, GOSTO DE ESTAR PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES DOS MEUS FILHOS, ATUO NA MINHA PARÓQUIA NO GRUPO DE ORAÇÃO SÃO GABRIEL , PASTORAL DA MÚSICA E MISSÃO ADONAI E SOU PROFESSORA DE MÚSICA DA PREFEITURA MUNICIPAL HÁ 11 ANOS.
Quem é Deus para você? 
DEUS É O SENHOR DA MINHA VIDA, VIVO POR ELE E PARA ELE, TUDO EM MINHA VIDA TEM COMO CENTRO O SENHOR.
O que é amigos para você?
AS VERDADEIRAS AMIZADES SÃO AQUELAS QUE NASCEM EM DEUS. AMIGO É ALGUÉM QUE ESTÁ COM VOCE EM TODOS OS MOMENTOS E PRINCIPALMENTE AQUELE QUE TAMBÉM TE EXORTA.
O que acha sobre as novas comunidades? 
UM CHAMADO DE DEUS PARA ESSE NOVO TEMPO EM QUE PRECISAMOS VER O EVANGELHO NA PRÁTICA.
Que você falaria para quem está lendo sobre caridade?
TUDO VAI PASSAR, MAS A CARIDADE NÃO MORRERÁ JAMAIS.
 Um filme que você indicaria para outras pessoas assistir? 
NÃO COSTUMO ASSISTIR MUITOS FILMES,  MAS ULTIMAMENTE ASSISTO A FILMES INFANTIS COM MEUS FILHOS...
Que você acha da  evangelização digital?
NECESSÁRIA E URGENTE!
Conte um pouco de sua caminhada na igreja desde quando você foi chamado participar em comunidade:
NASCI NA IGREJA CATÓLICA, TOQUEI EM CASAMENTOS E CORAIS NA ADOLSCENCIA. PASSEI 4 ANOS AFASTADA E APÓS O NASCIMENTO DA MINHA FILHA MALU TIVE UMA EXPERIENCIA COM O AMOR DE DEUS QUE MUDOU MINHA VIDA, A PARTIR DAÍ COMECEI A TOCAR E CANTAR NO GRUPO DE ORAÇÃO.

Perguntas especificas:

Como nasceu a proposta de ser cantora católica? 
APÓS TER COMEÇADO A SERVIR NO GRUPO DE ORAÇÃO , COMECEI TAMBÉM A COMPOR E PARTICIPAR DE FESTIVAIS DE MÚSICA. NA VERDADE NÃO HOUVE UMA PROPOSTA, MAS HOUVE UMA PALAVRA PROFÉTICA DO MEU COORDENADOR DIOCESANO QUE ME INTIMOU A GRAVAR O CD COM O OBJETIVO DE ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS E CLAMAR POR UM NOVO AVIVAMENTO NO BRASIL.
Como surgem suas inspirações para compor a musicas? 
A PARTIR DE EXPERIENCIAS COM O ESPÍRITO SANTO, MUITAS VEZES EM MOMENTOS DE ORAÇÃO, MEDITANDO A  PALAVRA DE DEUS,LENDO UM LIVRO OU OUVINDO UMA PREGAÇÃO. NÃO EXISTE UMA REGRA.
Como é conciliar família e sua missão? 
A FAMÍLIA É MINHA PRIMEIRA MISSÃO, MEU PRIMEIRO CHAMADO. ENTÃO A AGENDA TEM QUE SER FEITA DE ACORDO QUE NÃO PREJUDIQUE A FAMÍLIA.
Fale um pouco de seu Cd “Em Nome de Jesus”: 
É UM DIVISOR DE ÁGUAS NO MEU MINISTÉRIO, O MOVER DE DEUS COMEÇOU DESDE AS PRIMEIRAS REUNIÕES. É UM CD QUE LEVA A MENSAGEM CENTRAL DO MEU MINISTÉRIO: TUDO QUE FAÇO É EM NOME DE JESUS, POR ELE E PARA ELE!
Como é para você fazer parte do Projeto Louvor Acústico? 
UM PRESENTE DE DEUS ESTAR ENTRE TANTOS IRMÃOS DIFERENTES, DE LUGARES DIFERENTES MAS COM O MESMO IDEAL. PUDEMOS EXPERIMENTAR E VIVENCIAR A UNIDADE NESSE PROJETO E DEUS TEM SE MOVIDO NO MEIO DE NÓS PODEROSAMENTE.
Explique um pouco sobre o projeto Louvor acústico: 
É CD IDEALIZADO PELO SIMÃO ANDRÉ QUE TEM O OBJETIVO DE REUNIR CANTORES DO MEIO CATÓLICO PARA DIVULGAR SEUS MINISTÉRIOS.
Como é evangelizar através da musica? 
UM PRIVILÉGIO.
Sua família é missionária? Se sim como é ser uma família missionária? 
NÃO VIVEMOS DA MISSÃO, ENTÃO TEMOS QUE CONCILIAR,  MAS SOMOS UMA FAMÍLIA MISSIONÁRIA SIM. MEU MARIDO TOCA TECLADO NA MINHA BANDA E ESTAMOS SEMPRE DIPOSTOS A SERVIR A PARÓQUIA, MINHA FILHA MALU SERVE NO MINISTÉRIO DOS COROINHAS, FAZ PARTE DO ACAMPAMENTO MIRIM DA ESCOLA SANTO ANDRÉ E DO GRUPO DE PERSEVERANÇA DA PARÓQUIA. O PEDRO ESTÁ NA CATEQUESE.  AQUI EM CASA SERVIR A DEUS É UMA VOCAÇÃO NATURAL DE TODOS, ISSO É UM PRESENTE!
 Qual sua experiência com Maria? 
MUITAS EXPERIENCIAS, MUITAS GRAÇAS ALCANÇADAS PELA ORAÇÃO DO SANTO TERÇO.  COMO CANTO NA CANÇÃO MARIA RAINHA E SERVA, ELA SEMPRE ESTÁ PRESENTE, DE MANEIRA ESPECIAL QUANDO FALTA O VINHO.

Deixe uma mensagem:
EM DEUS SOMOS ELEITOS E ESCOLHIDOS, NÃO EXISTE UM AMOR ASSIM, INCONDICIONAL. QUANDO TEMOS CONSCIENCIA DESSE AMOR É O INÍCIO DA CURA DO NOSSO CORAÇÃO. SOMOS CIDADÃO S DO CÉU, VIVAMOS PORTANTO COMO ESTRANGEIROS AQUI NESSA TERRA.
DEUS ABENÇÕE.

Conheça mais a Aline Brasil pelo site : www.alinebrasil.com 






sexta-feira, 15 de julho de 2011

Partilha sobre missão Mary Ward no Piauí.

Partilha sobre missão Mary Ward no Piauí.


Paz e unidade  irmãos e irmãs em Cristo


Hoje vim contar um pouco da experiencia que vivi como missionária e como a meta revolucionária  do amor passei 12 dias em missão, anunciando o amor de Deus e aprendendo sobre seu amor com próximo, fui para estado do Piauí numa cidade do interior chamada Lagoa do Barro, fomos em 40 missionários divididos em 3 cidades do Piaui, em Lagoa do Barro eramos  em 13 pessoas.
Um cidade simples de um povo muito acolhedor e ofereceram para nós seu melhor, evangelizamos crianças, jovens, casais, famílias inteiras, passamos em algumas comunidade de casa em casa abençoando a casa e conhecendo as famílias, todo dias havia  celebração da palavra nas comunidade, os sítios que lá chamam de interior, era longe mas a alegria não deixava que desanimo nos abatece, as vezes cansados, com muito calor região é bem quente graças a DEUS tinha vento que ajudava mas isso não era obstáculo para nos missionários.
Aprendemos muito, pois lá eles mostram muito amor para com todos, a fé deles transparece em cada um, o que mais pediam era saúde e força  do mais agradeciam por tudo pela família pela chuva que  veio em abril que muito ajudou eles, pela união , pela graças recebidas e agradeciam por nós missionários, eu particularmente aprendi a me doar mais pelo outro oferecer meu melhor para todos pois ele no simples deles ofereceram muito para nós.
Percebi que lá muito tem sede de trabalhar pela igreja, mas muita vezes não sabem liderar precisam de motivação e um pouco formação, mas querem ajudar na comunidade,  o padre  é uma benção, um sacerdote de muito coragem, garra e de sabedoria  que leva aquele povo esperança, lá em duas comunidade estão construindo igreja , o padre verdadeiro pastor no meio de suas ovelhas pois a providência divina não falha mesmo nos poucos recursos, eles conseguem seus objetivos.
Vimos nas escolas crianças e jovens que se esforçam para estudar muita vezes vem de longe para estudarem e almejam um futuro ter uma profissão ajudar sua cidade e sua família, são participativos querem aprender.As famílias lá ainda tem muitos valores que hoje em geral se perdeu, o respeito os mais velhos, a união da família,  a ajuda mutua entre vizinhos , valor rezar juntos na missa vimos famílias inteiras reunidas.
Foram momento únicos que passamos juntos lá fiz muitas amizades, nos deixaram muita saudades, mas acredito que sementes foram lançadas e frutos serão colhidos por Deus, e que um pouco deles ficou em nós missionários e um pouco de nós passamos a eles.Impontante  ressaltar  que nos missionários não tínhamos contatos somente alguns que trabalham e e estudam no colégio da Congregação que nos chamou a Missão Mary Ward, nos conhecemos durante a viagem e quando chegamos no local de missão mas formamos la um família onde um ajudava outro  e unidade foi linda entre nos também missionários.
 Vale a pena sai de casa deixar família, amigos , trabalho, tarefas para propagar o amor de DEUS tivemos obstáculos mas não foi maior que o amor de Deus por nós para não conseguimos superá -los. Meu sonho de um dia evangelizar em terra distante se realizou graças a Deus e também as pessoa que muitos contribuíram  em minha formação ao longo de minha vida, acreditaram em mim e e mostraram que eu era capaz. e também a Comunidade Deus Proverá e a Congregação de Jesus a vocês  muito obrigado.

Veja algumas fotos da missão: https://picasaweb.google.com/114533571927125860754/MissaoMaryWard?authkey=Gv1sRgCPjCsoXo4MO_Rg

E a partir desse missão nasce um novo objetivo em mim, como revolucionaria do Amor , servir e doar por amor. Servir para que servindo eu aprenda com próximo e doando eu  ensine e ajude o outro, tudo colocando o Amor do pai em primeiro lugar.

Alguma pergunta deixe por e_mail ou por comentário responderei com prazer.

Tamu junto 
na Unidade 
Aline Frederico
alinefrederico_16@hotmail.com (e_mail e msn)