sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tempo Quaresmal

Tempo Quaresmal

Ao iniciarmos o Tempo Quaresmal, nos deparamos com a Quarta-feira de Cinzas, que já nos levas a visualizar toda Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.
Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
A cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais clara do fato de que estamos de passagem neste árduo itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.
Uma das frases no momento da imposição das cinzas serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
Neste tempo de Quaresma a Igreja nos propõe três atitudes fundamentais para que nos preparemos bem para fazer esse caminho de preparação para a Páscoa. Essas três atitudes são: jejum, caridade e oração.
O jejum nos ajuda a trilharmos o caminho de Jesus nesses quarenta dias. Quarenta que aqui representa uma nova geração. O velho ser humano que iniciou a Quaresma será transformado pelo ser humano novo que é convidado a ressuscitar com Cristo na Páscoa. Esse caminho, porém é árduo e de sacrifício, por isso é tão importante renunciarmos a algo que nos faz tão bem em vistas de nos prepararmos melhor para a Ressurreição!
O jejum só terá sentido se for feito em vistas da caridade. Eu me privo, faço sacrifício de algo que me faz bem para poder ajudar meu irmão necessitado.
Caridade que aqui não significa simplesmente dar esmolas, ou cestas básicas, mas que pode ser muito mais do que isso. Pode ser um ouvido ao irmão que quer desabafar; pode ser uma palavra de ânimo e conforto ao irmão que está desanimado; pode ser uma palavra de perdão, de compreensão; pode ser um amar a família. Há tantos jeitos diferentes de fazermos à caridade.
No tempo da quaresma somos convidados a empreender um esforço exigente, porém libertador, que deve nos abrir ao chamado do Senhor e da comunidade cristã. Privando-nos do alimento terreno, nas múltiplas formas que se nos apresentam (como vimos na primeira atitude: jejum), aprenderemos a saborear, acima de tudo, o pão da Palavra de Deus e da Eucaristia (terceira atitude: oração) e sentiremos o dever de dividir os bens com os outros (segunda atitude: caridade).

na unidade, Missionário João Paulo, cdp ( Comunidade Deus Proverá)
"Fazer-se tudo para todos"

Reflexão:PARA SERVIR É PRECISO AMAR

PARA SERVIR É PRECISO AMAR


Conteúdo enviado pelo internauta Isabela Leite
Belo texto indico que leiam.
Percebi há um tempo que os servos de Deus se preocupam muito em como apresentar Jesus para aqueles que ainda não O conhecem verdadeiramente. Mas esse apresentar pode ser, de fato, de diferentes formas. Alguns levam a Palavra de Deus às pessoas por meio de pregações, outros a levam através da música, de livros ou de testemunhos de vida. As pessoas se esforçam, porque querem levar Jesus àqueles que necessitam de uma mudança de vida. Querem mostrar quem foi o Homem responsável pela mudança que os fez servos de Deus.
Noto também que muitos são os que têm tentado fazer a mesma coisa, mas não se encaixam nos meios disponíveis, pois não sabem pregar, escrever nem cantar. Sentem vergonha de falar em público, e isso não permite que elas dêem seu testemunho de vida. No entanto, falta-nos perceber que, para levar Jesus ao próximo, muitas vezes não precisamos fazer grandes alvoroços nem sair decorando a Bíblia, embora seja preciso ter conhecimento sobre ela e a doutrina da Igreja. Também não precisamos ter todos os dons, pois o fato de não os termos não nos impede de sermos servos de Deus. O Senhor capacita Seus servos, mas é necessário, primeiramente, que se dê o primeiro passo e deseje servi-Lo.
Não existe escola para servos. Você só precisa se dispor a fazer a vontade de Deus. O importante é sermos servos bons e obedientes, levando o amor do Pai a todos, sem excessão.
Vejo também pessoas que não precisam abrir a boca para falar nada, pois só de olhar nos olhos delas já sabemos que há muito de Deus nelas. Isso é o mais importante! Acho encantador poder reconhecer Jesus no próximo.
Leve Jesus ao próximo amando-o, mostrando como o Senhor transformou você em uma pessoa melhor; mostre Jesus por meio de suas atitudes, com atos de caridade e compaixão. Você pode ser Deus para seu irmão, basta agir como Ele agiria. Imagine quantas vezes seus familiares e amigos representaram Deus para você. Quanto, de fato, eles o amaram sem lhe pedir nada em troca. Quantas vezes eles o acolheram quando você precisou.
“Mostre Jesus por meio de suas atitudes, com atos de caridade e compaixão” Isabela Leite
Outra coisa que precisa ser pensada, muito antes de querer levar Jesus ao próximo, é se temos, realmente, ciência desse Amor que Deus nos convida a ter. Como apresentar um Deus que nem mesmo você conhece?! Temos de ter essa sensibilidade de mostrarmos o Senhor não com palavras, mas com ações.
Antes de Deus querer cada um de nós como servos que lutam bravamente a favor dEle, Ele quer que sejamos filhos. Então, antes de se empenhar em servir, dedique-se a conhecê-Lo, busque sempre intimidade com Ele e perceba que, logo depois, você estará apto a falar de um Deus que conhece verdadeiramente. Assim, você vai poder contar as experiências que teve com o Senhor.
Se você tem o desejo imenso de ser servo, entenda que é necessário apenas amar. Ame muito e, antes de fazer qualquer coisa, pense no que Jesus faria. Tenha certeza de que vai dar certo!
A mudança que você quer gerar na vida do outro pode começar na mudança que Deus gerou na sua vida. O Senhor sempre se utiliza de diferentes formas para alcançar quem Ele ama. Seja você um pregador, um amigo ou um irmão, você pode ser instrumento de Deus.
Deus é servido apenas quando é servido de acordo com a Sua vontade” (Padre Pio).
Que Ele abençoe a todos!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Musíca Católica:Excesso de exposição ou crítica exagerada?


Excesso de exposição ou crítica exagerada?
Nesse período que venho trabalhando com os jovens dentro da Igreja Católica, tenho me deparado com muitas perguntas e desafios a serem vencidos, um deles é sobre o que trataremos neste primeiro texto meu, no blog “Revolucionários do Amor”, onde mesmo não sendo músico, exponho meu pensamento sobre o recente fenômeno do envolvimento de músicos católicos com ambientes, contratos, gravadoras, enfim, com instituições seculares (populares).
O aumento nas proporções deste tipo de acontecimento é recente, causado em grande parte, pelos contratos fechados por nomes famosos da música católica com grandes gravadoras seculares.
Com este aumento, muitas pessoas, de dentro da própria Igreja tornaram-se árduos críticos desses músicos, muitas vezes sem ter base para tal critica, apenas por achar isso ou aquilo. A verdade é que nunca a musica católica atingiu tantas pessoas, como atinge hoje. Os números aumentaram de forma significativa. Mas meu objetivo não é falar de números, até porque, experiências únicas vividas são em muitas vezes esquecidas pelos números.
Ainda que pelas poucas experiências que tenho em meus 19 anos de vida (quase 20), já pude ver muitas vidas transformadas pela história cantada, de alguém que se entrega inteiramente a Deus. Jovens, massacrados por uma sociedade egocêntrica, sem a oportunidade de que alguém os olhe e diga que eles possuem um valor inestimável, encontram este valor numa música ouvida e retornam cheios de alegria para a presença de Deus.

Tenho certeza, que poderíamos citar centenas de casos assim neste texto, sem contar, aquelas que caminhavam com Deus e estavam um pouco distante d’Ele e através de uma “simples” música, em que esta pessoa ouve o próprio Deus chamando-a, retorna como aquele filho arrependido do Evangelho.
É compreensível a preocupação de algumas pessoas, já que determinados ambientes trazem sim à tentação: a gana, a fama, o dinheiro e tantas outras coisas que já corromperam e ainda corrompem muitos seres humanos por aí.
Com tudo isso, só posso chegar a uma conclusão, músicos: cuidado! Tudo na vida exige equilíbrio, exposição em excesso é tão prejudicial quanto à falta dela. Jesus disse que não nos deixaria cair, mas também pediu para que evitássemos a tentação.
Pessoas que tanto criticam esses músicos: Dêem um voto de confiança a eles, dêem a oportunidade de alcançarem lugares e pessoas que nunca alcançaram. Jesus também disse que não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Esse pode ser o diferencial entre uma alma convertida ou mais uma que se perde.
Assim, todos, sem exceção, conseguiremos ser alcançados pela voz de Deus, que nos chama pelo nome e nos ama imensamente, nos tornando capazes de levarmos o Evangelho onde quer que seja, mas sempre observando e tomando o devido cuidado, como diz Pe. Fabio de Melo: “Se o Evangelho não pode ir com você, não vá!”.
Que tenhamos essa consciência de saber pedir a Ele que nos ilumine e nos mostre onde e quando mais poderemos ser uteis na propagação da Sua palavra.


Grande abraço a todos!



Erik Brumann 
erikbrumann@hotmail.com
São João da Boa Vista - SP


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Refletindo: Doar por Amor a Igreja

Doar  por Amor a Igreja

Falarei neste mês da doação de nos cristãos a igreja,como é importante sermos parte dela  para que ela seja melhor a cada dia, seu sim é muito precioso.
Somos corpo místico da igreja  juntos na unidade formamos um só corpo com  diversos membro, sua tarefa é fundamental  para o crescimento da igreja e os demais membros, a Igreja por primeiro deve ser você depois olhar para igreja templo. Deixe que Jesus habite pro primeiro no altar do seu coração.
Doar por amor a igreja, e servi-la como jesus chama, seja a missão  que  lhe foi confiada você pode ser um bom evangelizador e discípulo.
Eu hoje sou missionaria em uma Comunidade Católica é a forma que dou a minha vida a igreja, cada um tem um chamado , uma função mas todos são membros valiosos para o corpo da igreja.

"Sejamos em nossa unidade um só corpo e juntos faremos a diferença no mundo!"

Tamu junto!!!

Na unidade Aline Frederico CDP(Comunidade Deus Proverá)
alinefrederico_16@hotmail.com

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Tema do mês: Doar por amor

Doar por amor 

Ainda que falasse a língua  dos homens e a língua dos anjos, seu não tivesse amor eu nada seria!(I Corintios 13 1)

O amor é o primeiro passo para se encontrar o céu, doar por amor, "fazer o BEM, somente o bem, ser AMOR , ser todo amor no momento presente".
O amor e provado no fogo, na dura experiência de dar a vida pelo outro, caso contrário, não é amor , é ilusão. O amor não sobrevive apenas de teorias palavras sem atos não constroem, não edificam, a nossa felicidade está escondida no coração do próximo, a nossa felicidade está oculta dentro de alguma  mazela... como o amor e se doando nós a encontramos .
O amor é paciente, é prestativo,não é invejoso , não ostenta, não se incha de orgulho o amor nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. O amor não se alegra com injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, principalmente isso , quem ama, quem doa por amor , tudo suporta.
Doar e servir por amor é o maior ato que um homem pode ter, pois a mais terrível pobreza é a solidão  e o sentimento de não se amado.
O amor não existe para ser explicado ou falado, mais para ser vivido ." Se você é gentil , povo pode te acusar de egoísta e interesseiro, seja gentil assim mesmo, o que você levou anos para  construir , alguém pode destruir de uma hora para outra , mas construa assim mesmo , o bem que você  fez hoje, o povo vai esquecer amanhã, faça  o bem assim mesmo , mais veja que o final das contas é entre você e Deus, nunca foi entre você e os homens".
No ato de doação o importante não é o que se dá mais o amor com que se dá e saber também que quem começa a amar deve estar preparado para sofrer, mas não podemos esquecer que só pelo  amor o homem se realiza plenamente diante de Deus.
Doar por amor é atitude corajosa, nunca e jamais desista, ainda que te soprem ventos contrários . Se amar é ser louco, sejamos loucos por amor, sem medo de sofrer e ser feliz , pois agora só restam três coisas: A fé , a esperança e a caridade , e a maior delas é a caridade, e a caridade é o amor, e amor é Deus , doar por amor é se doar para o próprio Deus!


"É preciso pensar grande, sonhar grande, amar grande e ter coragem de ser pequeno, busquemos a meta maior, busquemos as coisas do alto"(Padre Léo)

João Gabriel ....