segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curiosidade :Sobre tempos da igreja Pentecostes



O que é a festa de pentecostes?
- Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão. 


A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16). 


No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas. 


Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos. 


Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão. 


Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente. 


O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.

Publicado no site:http://www.comshalom.org

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Frase para refletirmos

Frase para refletirmos:"Cada resposta e cada ato de amor a Deus e ao próximo contribuirão para que o mundo, sem deixar de ser mundo, seja mais parecido com o Céu!" (Dom Alberto Taveira)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mês de Maria


Mês de Maria 

Que Maria Seja nosso exemplo sempre, refletimos esse trecho :

"Temos um grande exemplo de fidelidade ao Senhor: o da Virgem Maria. Que neste tempo de hoje, marcado pelo relativismo, possamos recorrer a ela como um grande exemplo de fé e amor a Deus. Ela acreditou, por isso o Senhor fez maravilhas em sua vida, e portanto, produziu muitos frutos.
Nossa Senhora deixou-se ser conduzida pela Providência Divina, tornando-se a primeira discípula e missionária, seguidora fiel de seu Filho Jesus, movida pela fé. 

A fé da Virgem Maria se transformou na missão que o Senhor confiou a ela. Imitemos, pois, Nossa Senhora. Aprendamos com ela a ter fé, para que Deus possa fazer milagres por intermédio de nossas mãos. 

Supliquemos ao Senhor uma fé corajosa, a exemplo da Virgem Maria, para que assim cresçamos nesse dom e este se transforme em obras. Desta forma, seremos instrumentos de transformação para toda a sociedade."

Dom Raimundo Damasceno 
Arcebispo de Aparecida/SP
tirado do site:www.cançaonova.com

terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalho : Benção de Deus !

Trabalho : Benção de Deus !


"Então viverá o homem do fruto de seu trabalho" - (Gn 3,19)
O trabalho sempre fez parte da vida do homem , e também foi instituído por Deus, logo é também uma coisa sagrada.
Querer ser bem sucedido na vida sem trabalhar  é o mesmo que querer colher sem plantar;  creio que o trabalho nos livra de pelo menos três grandes males: o tédio, o vicio e a necessidade.Quem trabalha não deixa espaço na sua vida pata o marasmo, a ociosidade, não faz ligação com vícios e dissipa com certeza suas necessidades materiais e espirituais.
Trabalhar é fazer o melhor possível, criar em nós moderação e autocontrole, ânimo e satisfação e muita força de vontade creio que muitas outras várias virtudes que o preguiçoso nunca saberá.
  Uma vez me disseram que o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionaria e concordo com isso; O trabalho agradável sempre será santo remédio para qualquer canseira e por mais humilde que também seja, sempre vai inspirar uma sensação de vitória, por isso considero feliz aquele que quando fala em êxito, procura as respostas em seu empenho, dedicação, em sua maneira de trabalhar, e se esforçar.
Creio que ninguém que se entusiasma com seu trabalho venha a temer alguma coisa na vida, pois quem se esforça pelo que lhe agradável nunca vem a se arrepender por nenhuma gota de suor gasta.
Assim como não existe pessoas pequenas na vida, sem importância , também não existe nenhuma ocupação, nenhum trabalho insignificante.

"Os pequenos atos que executam valem mais do que todos aqueles que apenas planejam." 


Paz e Unidade

Tamu Junto  ...

João Gabriel de Brito  Santos