segunda-feira, 14 de março de 2011

Tema do mês: Compartilhar Vidas

Compartilhar Vidas

A família é a menor comunidade e a base de todas as outras. As palavras "comunidade" e "sociedade" são muito próximas e querem dizer: " um grupo de indivíduos que têm algo em comum, que participam de uma mesma coisa". Em uma sociedade, os participantes compartilham algo entre si. Ma antiguidade as pessoas já sabiam que, em grupo, são muito mais fortes. "Um mais um é sempre mais que dois" diz a música popular. A Bíblia também traz a mesma mensagem ao dizer "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho".

Para que um grupo de pessoas seja uma comunidade, devem compartilhar. Isso a fortalece. O ato de compartilhar significa participar, dividir, e não dar o que sobra ou o que não se quer mais. É dar de si mesmo, sem egoísmo. É saber as necessidades do outro e atendê-las. Bem, se uma família é a menor comunidade e a base de todas as outras, então precisamos aprender a identificar as necessidades dos outros e a dividir o que temos com eles. Uma família se fortalece no compartilhar.

O que é compartilhado numa família? A própria vida! Veja como geralmente nasce uma família: um homem e uma mulher se encontram, se apaixonam e se casam! Eles passam a viver como se fossem um só, unindo seus destinos e suas vidas. E Deus ordena ao homem: "Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher (...) deve ser tratada com respeito.

Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que precisam ser cuidadas, alimentadas e amadas. O que é que todos têm em comum? A vida! Isso é família! Pessoas vivendo imas para as outras, compartilhando a vida e fazendo o outro viver melhor. Após gerar vidas, é preciso continuar vivendo para elas.

Na família todos devem viver uns para os outros, dar aos outros seu tempo; seus dons e habilidades; seu amor e carinho. Cada pessoa tem uma necessidade específica: um precisa de seu tempo, quer estar próximo e sentir que você se interessa pelas coisas dele; outro quer o seu abraço; outro sua habilidade para fazer ou consertar alguma coisa; todos precisam de você e você precisa deles.

A vida pertence àquela classe de coisas que só encontram seu significado quando são gastas por completo e não preservadas. "Pois que põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira" ³.

Que tal compartilhar sua vida com os membros de sua família , de sua comunidade , de seu grupo ?

¹ Eclesiastes 4.9

² 1 Pedro 3.7

³ Lucas 9.24

Texto tirado do site: www.triodaalegria.com.br

Este é o tema do mês compartilhar vidas aproveitando o tempo da quaresma juntos com nossas irmãos, amigos, compartilhar ,

sermos amor um na vida do outro para juntos convertemos na boa nova que Cristo nos anuncia a cada dia.

Cristo conta com cada um de nós para sermos seu discípulo na igreja, na sociedade e na humanidade.

Tamu Junto

Aline Frederico

Nenhum comentário: