quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reflexão Mês Vocacional.


Reflexão recebida pelo  missionário João Paulo  da Comunidade DEUS Proverá comunidade qual faço parte e reflexão sobre mês vocacional.

Em agosto na Igreja celebramos o mês vocacional, momento forte de reflexão e oração a respeito do chamado que Deus nos faz. Que esta reflexão ajude-os na meditação sobre o forte e suave convite do Senhor: “Vem e segue-me”! Não tenham medo de responder ao chamado do Senhor. Digam sim a Cristo! Digam sim a Igreja! Digam sim ao ser humano! Diga sim a vida! Diga sim a sua missão como missionário, para juntos sermos essa grande presença providente de Deus, em meio a todas as mazelas da humanidade.

Lembrem-se que chamado de Deus é a essência da vocação, um chamamento contínuo e definitivo do Criador para seus filhos e filhas. Não apenas uma missão, mas um dom gratuito, que é obrigação prazerosa e necessidade vital para os homens e mulheres. Aqueles que a descobrem, exprimem estes sentimentos e dão testemunho em suas caminhadas de missionários da boa notícia, revelando-a das diversas maneiras que a vocação permite.

Derivada da palavra de origem latina, Vocare, que significa "chamado", vocação é a aptidão natural e a expressão concreta, revelada nos trabalhos, no modo de vida e ações, que está contida em toda pessoa. A Igreja tem uma atenção especial com as vocações, reconhecendo seu valor na vida das pessoas e atuando em prol do crescimento dos “trabalhadores da messe”.

É preciso estar atento ao chamado, hoje são muitas as vozes que confundem e abafam o verdadeiro sentido do chamado de Deus, é preciso saber o momento certo em que Ele chama, e acima de tudo aderir a este chamado.

Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos! A messe é grande e os trabalhadores são poucos (fc. Mt 22,14). As citações bíblicas correspondem a realidade da Igreja, que necessita cada dia mais da disposição dos cristãos para o desenvolvimento dos trabalhos que a “missão”, citada por Jesus, exige. “ todos são chamados, mas nem todos têm condições de aceitar a proposta ao chamado que o Mestre faz. A exigência é grande, a disponibilidade também, porque o chamado exige um compromisso, radicalidade evangélica, regra de vida, uma vida despojada para o Senhor, inteiramente disponível para Ele. É viver inteiramente disponível para o serviço à Igreja, aos marginalizados, aos pobres, feliz sempre. Responder a isso requer um discernimento maduro, sincero, coerente e responsável. E isso é para toda vida, o chamado é para todos, embora nem todos são sensíveis a ele.

Rezemos pela vocações e por todas famílias berço das vocações.
Na unidade Aline Frederico

Nenhum comentário: