terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vocação: Vida Religiosa Consagrada

1. Qual o seu nome? Giscelma de Sousa Santos
2. Qual sua idade?
21 anos - 20/06/1989
3. Onde mora?
Moro em uma comunidade Religiosa em São Paulo, que tem um colégio Educacional que trabalha o maternal até o Ensino Médio.
4. Um lugar q gosta ou mais admira na sua cidade?
A barragem, ver o infinito das águas e sua natureza ao seu redor.
5. Estado civil?
Solteira / Religiosa.
6.
Você estuda? Sim, Sou Universitária do Curso de Direito.
7. Como é seu dia-a-dia?
Preenchido: acorda as 5h, rezo até 5h40 minha oração pessoal, em seguida tem missa as 6h o café as 6h30 mim, eu acolho as criançãs que entram no Colégio, e a 7h saio para a faculdade que começa as 7h30 vai até as 11h10, almoço as 11h45 e 12h30 vou para recepcionar os alunos que vem para o período da tarde, tenho grupo de Adolescente na segunda e sexta tenho catequese, de terça a quinta fico com as crianças do maternal até os 1º anos do ensino fundamental, desenvolvendo músicas religiosas e apresentações para datas comemorativas, na segunda temos partilha de orações com alguns leigos da escola, formação na comunidade na quarta e por ai vai...
8. Maior qualidade? Alegria.
9. Maior defeito?
Egoista, resolver os problemas sozinha.
10. Quem é Deus para você?
Fonte de água viva, que busco todos os dias.
11 Um musica que você gosta:
Pequena àguia - Padre Zézinho
12. O que é amigos para você? São aqueles que podemos compartilhar nossas vitórias e derrotas, que podemos confiar, conviver, dialogar, ajudar no dia a dia
13. Se pudesse realizar um sonho qual seria?
Confesso que estou realizando um sonho a Faculdade de Direito, peço a Deus comprir minha missão de levar a justiça para aqueles mais necessitados, que sofrem injustamente juridicamente e pessoalmente.
14. O que vc acha sobre as novas comunidades?
Um novo gente de viver, conviver e servir a Deus.
15. Que você falaria para quem está lendo sobre caridade?
Caridade é uma forma de demostrar nossa generosidade aos nossos co-irmãos, li uma fez que: o que fazemos por caridade é emprestado a Deus, que Ele entregará na hora certa, do jeito certo. Veja se o que você tem não é Deus que te deu por caridade?
16. Um filme que você indicaria para outras pessoas assistir?
Corrente do Bem.
17. Já pagou algum mico? Sim, uma fez sai na rua com a blusa do aveso.
18. Sua família te apóia em sua vocação? Sim, eles falaram no dia que sai de casa: Você estando feliz é o que basta, ficaremos felizes juntamente com você, se quiser voltar as portas estarão, abertas assim como o nosso braço para te receber.
19. Algo que te deixa feliz e algo que te deixa triste? Está com o povo e as crianças, a violência e a desigualdade e seus tipos.
20. Que você acha da evangelização digital?
Uma ótima oportunidade de está levando Deus a todos, vivênciando a partilha das experiências espirituais.
21.
Como foi o seu período de discernimento? Muito propício, foi com um Retiro de Opção de Vida - ROV, um ano antes de entrar na Congregação, e vivo em constante discernimento, busco através da oração e diálogo com Deus e comigo mesma.
22. Como você descobriu seu chamado a sua vocação? Através do testemunho que as Irmãs davam a cidade onde nasci, que me fez gostar e assumir a missão para Deus e o povo. Tenho um fato muito importante que me ajudou: estava varrendo a casa quando disse o meu primeiro sim a Deus, vou ser Religiosa, sou ser irmã.
23 Como foi sua caminhada rumo a ser tornar uma religiosa? Minha caminhada foi produtiva, ajudei na catequese, na comunidade ajudava nas missas,visitava as irmãs, rezavamos juntas,em 2006 entrei na Congregação de Jesus para fazer uma experiência na casa de formação, fiquei dois anos, ao passar deste, dei um passo a mais na Congregação fiz o Noviciado em São José do Rio Pardo-SP, dois anos maravilhosos, esse ano continuei dando o meu sim, sou juniora de primeiro ano, minha profissão foi no dia 24/01/10.
24. Quais as principais alegrias e dificuldades da em sua vocação hoje? Está fazendo o que eu gosto, colocando minhas qualidades em serviço, a dificuldade seja a convivência com pessoas de faixa etária diferente, a maioria é de 60 anos acima em minha comunidade, tem coisas que as mesmas não entende, e tem coisa delas que tenho dificuldade de entender, mais respeito.
25. Quais as etapas que se passa dentro de sua congregação até ser Perpétua? aspirantado de 1 ano á 6meses ,postulantado 6 meses, noviciado de 2 anos e juniorato com renovação dos votos sendo de 1 ano, 2 anos e 3 anos completando 6 anos para o votos perpetuos.
26. Que congregação você faz parte? Qual carisma? E a Fundadora? Congrejação de Jesus, o carisma: propagação e defesa da fé, na educação com a juventude,promovendo a dignidade da mulher glorificando a Deus em tudo. Fundadora: Mary Ward.
27. Que pessoa você mais admira?Por quê? Minha mãe pelas as dificuldades superadas e superação da morte de meu pai que morreu há 3 anos enforcado.
28. O que significa família para você? É um "porto seguro" onde encontramos amor, apoio, segurança no decorrer de nossa vida.
29. Conte um pouco de sua caminhada na igreja desde quando você inseriu na comunidade:
Ajudei na Catequese, acompanhava as irmãs nas comunidades distantes para levar a palavra de Deus, apoio nas celebrações, grupo de Jovens, liturgia e canto, pastoral da Pessoa Idosa.
30. Deixe uma mensagem: A vida Religiosa é um dos caminhos de servir a Deus, no seguimento radical de Jesus Cristo. E realiza-la com amor e dedicação é uma missão feliz. Se vc tiver a oportunidade de fazer uma experiência aproveite. Conte com minha orações.
"Muito são chamadoe e poucos são escolhidos."
Só quem ama é forte e é capaz de realizar todas as boas obras que o mundo necessita. (Mary Ward).

Nenhum comentário: