segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Musíca Católica:Excesso de exposição ou crítica exagerada?


Excesso de exposição ou crítica exagerada?
Nesse período que venho trabalhando com os jovens dentro da Igreja Católica, tenho me deparado com muitas perguntas e desafios a serem vencidos, um deles é sobre o que trataremos neste primeiro texto meu, no blog “Revolucionários do Amor”, onde mesmo não sendo músico, exponho meu pensamento sobre o recente fenômeno do envolvimento de músicos católicos com ambientes, contratos, gravadoras, enfim, com instituições seculares (populares).
O aumento nas proporções deste tipo de acontecimento é recente, causado em grande parte, pelos contratos fechados por nomes famosos da música católica com grandes gravadoras seculares.
Com este aumento, muitas pessoas, de dentro da própria Igreja tornaram-se árduos críticos desses músicos, muitas vezes sem ter base para tal critica, apenas por achar isso ou aquilo. A verdade é que nunca a musica católica atingiu tantas pessoas, como atinge hoje. Os números aumentaram de forma significativa. Mas meu objetivo não é falar de números, até porque, experiências únicas vividas são em muitas vezes esquecidas pelos números.
Ainda que pelas poucas experiências que tenho em meus 19 anos de vida (quase 20), já pude ver muitas vidas transformadas pela história cantada, de alguém que se entrega inteiramente a Deus. Jovens, massacrados por uma sociedade egocêntrica, sem a oportunidade de que alguém os olhe e diga que eles possuem um valor inestimável, encontram este valor numa música ouvida e retornam cheios de alegria para a presença de Deus.

Tenho certeza, que poderíamos citar centenas de casos assim neste texto, sem contar, aquelas que caminhavam com Deus e estavam um pouco distante d’Ele e através de uma “simples” música, em que esta pessoa ouve o próprio Deus chamando-a, retorna como aquele filho arrependido do Evangelho.
É compreensível a preocupação de algumas pessoas, já que determinados ambientes trazem sim à tentação: a gana, a fama, o dinheiro e tantas outras coisas que já corromperam e ainda corrompem muitos seres humanos por aí.
Com tudo isso, só posso chegar a uma conclusão, músicos: cuidado! Tudo na vida exige equilíbrio, exposição em excesso é tão prejudicial quanto à falta dela. Jesus disse que não nos deixaria cair, mas também pediu para que evitássemos a tentação.
Pessoas que tanto criticam esses músicos: Dêem um voto de confiança a eles, dêem a oportunidade de alcançarem lugares e pessoas que nunca alcançaram. Jesus também disse que não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Esse pode ser o diferencial entre uma alma convertida ou mais uma que se perde.
Assim, todos, sem exceção, conseguiremos ser alcançados pela voz de Deus, que nos chama pelo nome e nos ama imensamente, nos tornando capazes de levarmos o Evangelho onde quer que seja, mas sempre observando e tomando o devido cuidado, como diz Pe. Fabio de Melo: “Se o Evangelho não pode ir com você, não vá!”.
Que tenhamos essa consciência de saber pedir a Ele que nos ilumine e nos mostre onde e quando mais poderemos ser uteis na propagação da Sua palavra.


Grande abraço a todos!



Erik Brumann 
erikbrumann@hotmail.com
São João da Boa Vista - SP


Nenhum comentário: