sábado, 16 de junho de 2012

Liberdade


Liberdade

Mas o que é liberdade? Creio que seja o direito de agir de acordo com a própria vontade, condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão, idenpendência, autonomia, mas tudo isso com consciência, acima de tudo de que você responderá pelos seus atos.
Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade, não creio no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem, todos agem não apenas sob um constrangimento interior.
Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consciência; a verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir nos livres até no meio da multidão.
Liberdade significa responsabilidade, é por isso que tanta gente tem medo dela, se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer ás pessoas o que elas não querem ouvir, só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la.
A liberdade é  dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens, nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos, pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar – se a nossa vida.
Um homem livre é aquele que tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade.

“Tudo quando aumenta a liberdade, aumenta também a responsabilidade” - (Vitor Hugo)

Na unidade e também na paz!
João Gabriel B Santos

Nenhum comentário: